Conteúdo de qualidade para ações eficientes de Marketing

O Marketing de Conteúdo pode gerar ações de fidelização e lealdade a marca. Pode sugerir, interagir e atrair o público alvo

Edson Castro
Gestor de Conteúdo – Prime Comunicação

Marketing de Conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo. Esta definição é dada pelo fundador do Content Marketing Institute, Joe Pulizzi.
Trata-se de uma estratégia que deve ser muito bem analisada pelas empresas, para levar a oferta do seu produto ao consumidor, através de uma mensagem rica em informação e que claro, seja relevante para a pessoa que está recebendo esta mensagem.
É uma estratégia para levar informação com qualidade ao consumidor, repassando a ele uma mensagem mais educacional, sem necessariamente a mensagem comercial direta, claro que ela estará nas entrelinhas, porém de maneira apropriada e assertiva.
Marketing de Conteúdo não é apenas enviar uma mensagem educativa ao consumidor, é também uma estratégia, que muito bem embasada, pode gerar além de fidelidade e lealdade à marca, também interesse caso o prospect ainda não seja cliente do emissor.
O Marketing de Conteúdo, embora muito falado nos dias atuais, tem sua evolução junto à popularização da internet. O conceito não se aplica apenas a um bom texto, pode ser levado para os infográficos e vídeos, por exemplo, porém, desde que contenham relevância na mensagem. O Marketing de Conteúdo é a base de uma outra estratégia, o Inbound Marketing. Especialistas apontam que a estratégia é até 60% mais barata e pode gerar resultados 3 vezes maiores.
Trata-se de uma estratégia que deve ser muito bem analisada pelas empresas, para levar a oferta do seu produto ao consumidor, através de uma mensagem rica em informação e que claro, seja relevante para a pessoa que está recebendo esta mensagem.
É uma estratégia para levar informação com qualidade ao consumidor, repassando a ele uma mensagem mais educacional, sem necessariamente a mensagem comercial direta, claro que ela estará nas entrelinhas, porém de maneira apropriada e assertiva.
Marketing de Conteúdo não é apenas enviar uma mensagem educativa ao consumidor, é também uma estratégia, que muito bem embasada, pode gerar além de fidelidade e lealdade à marca, também interesse caso o prospect ainda não seja cliente do emissor.
O Marketing de Conteúdo, embora muito falado nos dias atuais, tem sua evolução junto à popularização da internet. O conceito não se aplica apenas a um bom texto, pode ser levado para os infográficos e vídeos, por exemplo, porém, desde que contenham relevância na mensagem. O Marketing de Conteúdo é a base de uma outra estratégia, o Inbound Marketing. Especialistas apontam que a estratégia é até 60% mais barata e pode gerar resultados 3 vezes maiores.

Dados

Segundo dados apresentados pela Pesquisa Content Trends 2018, mais de 40% das empresas utilizam ações de Inbound Marketing (geração de conteúdo) e Outbound Marketing (ações através de meios tradicionais).
Ainda de acordo com a pesquisa, 73% das empresas adotam estratégias de Marketing de Conteúdo, 32% apontam falta de equipe como principal dificuldade para trabalhar esta estratégia e mais de 60% das empresas, que ainda não adotam a estratégia, gostariam de tê-la no seu Mix de Marketing.
É claro que as empresas que atuam com mais tecnologia, acabam sendo as que mais trabalham o Marketing de Conteúdo, mas ele não é exclusividade de grandes empresas e nem apenas de tecnologia, como veremos adiante.
Um dado importante, é que o Marketing de Conteúdo, como falamos acima, não trata-se apenas de gerar conteúdo, mas sim de qualidade e que atenda a expectativa do público alvo, porém, mais de 50% das empresas que participaram da pesquisa, ainda não se preocupam com treinamentos ou certificações das pessoas que desempenham tal tarefa.
A pesquisa pontuou também que o Marketing de Conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads para as empresas adotantes da estratégia.
São apenas alguns números que mostram a importância da estratégia, mas aponta também que é preciso muita atenção na hora de passar a trabalhar a ação de aproximação com seu público alvo, através do Marketing de Conteúdo.

Aplicando ações de Marketing de Conteúdo

Hoje temos diversas formas de distribuição dos conteúdos relevantes gerados pela nossa equipe ao público alvo. Redes sociais, blog da empresa, canais em plataformas de vídeos entre outras opções.
Porém, é preciso planejamento para que cada usuário seja impactado dentro do seu perfil de usabilidade desta ferramenta. Por exemplo, não adianta postarmos conteúdos enormes em redes sociais, ou vídeos intermináveis. Já imaginou passar uma boa mensagem em apenas 2 Segundos, isso, dois segundos! Pois então, prepare-se para a hora da verdade! É possível sim. A General Eletric (GE), possui uma estratégia realizada há algum tempo, de levar informação em vídeos cada vez mais curtos em redes sociais. Marketing de Conteúdo precisa ser completo, não enorme.
Para isso, há estratégias que precisam ser trabalhadas junto ao Planejamento de Marketing da empresa e que precisam resultar em uma maneira afetiva de cativar o público alvo. De nada adianta conhecimento sobre o produto, se a abordagem for equivocada ou além da expectativa do consumidor.

Ganho com ações de Marketing de Conteúdo

Poderíamos citar uma série de benefícios para sua empresa passar a adotar esta estratégia de Marketing (não necessariamente a única), mas elencar alguns pontos:

  • visibilidade no ambiente virtual: conteúdos com qualidade e informativos não cativam apenas o receptor direto da mensagem, mas pode ser distribuído por este e mesmo ficará por tempo indeterminado ao contato de outros clientes e prospects;
  • interatividade: sua marca estará muito mais próxima, poderá interagir ainda mais com seu cliente e além de tudo pode apresentar a ele e ao mercado, uma alternativa importante de conhecimento;
  • nutrição: é mais ou menos por ai, alimentar seu lead (cliente), provocar nele o desejo, despertar a necessidade e claro, que torná-lo ainda mais fiel, leal à marca, ou simplesmente um novo consumidor;
  • custo menor: ai sim, uma coisa que se fala cada vez mais, que se planeja cada vez com maior atenção, o custo de aquisição de um cliente. O velho jargão “conquistar um cliente é muito mais caro que manter”, parece cada vez mais futurista. Cliente satisfeito permanece, cliente com conhecimento do produto, segue fiel, leal, mas cliente insatisfeito e sem informação, desaparece. O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta importante também neste sentido;
  • pós-venda: chegamos a um ponto crucial. Muitos consumidores reclamam do pós-venda das empresas. O Marketing de Conteúdo pode se tornar uma ferramenta especial neste momento da relação de consumo da marca com seu público alvo.

Ações de Marketing de Conteúdo

Mas de que forma devo passar a aplicar estratégias de Marketing de Conteúdo em minha empresa? Não é tão simples, exige conhecimento e um pouco de tempo, que bem aproveitado, vai render o esperado. Vamos relacionar a seguir, algumas ações que podem ser implantadas pela empresa e que vão servir de base para a entrega do conteúdo ao público alvo:

Blog: o primeiro passo, eu sugeriria. Ter um site institucional ou um e-commerce são questões diferentes. O site vai apresentar seu produto, você não terá ali muito espaço para falar sobre os benefícios, os valores (não o preço, e sim a percepção) entre outros atributos, com tanta propriedade e conhecimento, como através de um Blog, com entrevistas, reportagens, conteúdo criados para informar, educar, conscientizar e claro, atrair o consumidor;
Email-marketing: sim, o bom e “velho” email marketing ainda é uma estratégia muito utilizada e que pode render bons frutos. Agora para tudo e presta atenção! Algumas dicas ao usar esta estratégia: não compre listas de email, não acredite que é apenas enviar preços e promoções, saiba quem está recebendo a mensagem, tenha o público alvo definido. Email marketing não é um simples email enviado a um receptor.
Vídeos: sim, utilize-os a vontade como uma estratégia de entrega de Conteúdo ao seu público alvo, mas o faça com planejamento, com estrutura, com uma mensagem inteligente, seja breve, assertivo.
Redes sociais: falar com o público alvo pelas redes sociais é uma boa estratégia, mas é outro canal que exige atenção. É preciso, antes de mais nada, saber a quem entregar a mensagem, definir o público alvo e então, dentro do seu perfil, abordá-lo. Rede social possui um grande alcance popular, e ao mesmo tempo que pode ser um grande propagador da mensagem, pode também definhá-la. Cuide!

Cuidado com o Conteúdo

Diferente do que você pode ter ouvido por ai, Marketing de Conteúdo não é quantidade, mas qualidade. Ser regular em postagens e disparos de mensagens, é importante, porém, mais que isso, é preciso disponibilizar ao público alvo, um material com relevância.
Ao gerar o material, tenha o cuidado de não ser invasivo, não ser apenas comercial. O cliente será seu parceiro se gostar da mensagem, ele será ainda um canal de propaganda, pois levará o conteúdo a outras pessoas.
O Conteúdo que você for produzir precisa ser rico em informação e neste ponto, pense apenas na qualidade. Informe, eduque, conscientize, atraia, seja verdadeiro e ético. O resultado será notado!
Infográficos, webinars (transmissões ao vivo ou gravadas – lembre que ao vivo a proximidade fica ainda maior), ebooks (materiais informativos, geralmente em PDF), são algumas ferramentas para a entrega do Conteúdo a seu público alvo.

Analise o Retorno

Todo investimento em Marketing precisa ter o retorno planejado pela empresa. É preciso ter garantia que o investimento não está sendo desperdiçados. O Marketing de Conteúdo, felizmente, possui uma série de métricas que podem ser analisadas e comparadas. Tenha as ferramentas certas em mãos e realize as análises corretas, compare e saiba quando, onde e como acertar e ampliar o poder de sua marca.

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