Assessoria de Imprensa é estratégia de comunicação

Conheça mais sobre esta importante ferramenta de aproximação com seu público alvo, de uma maneira mais engajadora

Edson Castro
Gestor de Conteúdo – Prime Comunicação

A assessoria de imprensa é um dos meios de comunicação entre instituições e profissionais com seus públicos através das mídias (veículos de comunicação). Serve entre outros fatores, como fortalecimento de marca através de um contato com o público usando para isso os diversos canais de informação, como sites, jornais, emissoras de TV e Rádio, entre outros.
O papel do assessor de imprensa foi ganhando importância com os passar das últimas décadas. Atualmente, esta ação faz parte da estratégia de comunicação de muitas instituições, sendo um braço importante na informação junto ao público alvo.
A atividade não é nenhuma novidade, sendo utilizada, de acordo com relatos, desde o início do século XX. Hoje, atletas, empresas, organizações governamentais e não governamentais, usam deste trabalho, dando a ele um entendimento muito mais estratégico, do que há algum tempo.
Neste artigo, vamos falar mais sobre ações que podem englobar o trabalho de assessor de imprensa dentro de uma instituição ou em favor de atletas e profissionais liberais.

Objetivos da Assessoria de Imprensa

Buscar a mídia espontânea, aquela reportagem publicada em veículos de comunicação, que é feita através de uma abordagem mais jornalística e que consequentemente, por um custo muito menor ao investidor.
Também se busca através desta ação, que pode englobar o mix de marketing, um contato mais próximo, que possa gerar engajamento junto ao público alvo. É uma maneira também de informar e socializar.

Quem pode usar

Assessoria de imprensa não é uma exclusividade de grandes empresas, pelo contrário, atualmente está muito mais acessível a qualquer instituição ou profissional.
De clubes de futebol, governos, ONG’s e atletas á empresas e profissionais liberais, muitas são os cases conhecidos e os ganhos que estes tem ao investir em uma assessoria de imprensa.

O trabalho do assessor de imprensa

Aproximar a instituição/atleta/profissional ao seu público alvo através de reportagens jornalísticas publicadas em veículos de comunicação. A assessoria de imprensa atualmente vai muito mais além.
Atualmente, a assessoria de imprensa faz parte de uma estratégia de negócios, muito ligada ao departamento de marketing e estratégia de negócio. Vamos citar a seguir, alguns dos trabalhos que são realizados pelo assessor de imprensa:

  • press/vídeo release: é a base. Trata-se do texto ou entrevista que são gerados com o intuito de deixar a base da empresa e chegar até os veículos de comunicação e jornalistas, para que esta informação seja posteriormente reproduzida ao grande público. Não trata-se de um simples texto, é preciso ter planejamento, saber o que informar, a quem a mensagem será dirigida, em qual editoria de jornalismo se encaixará, uma série de detalhes, que farão a diferença ao ser enviado.
  • press-kit: uma ferramenta importante. Trata-se de um conjunto de informações que são enviados ao veículos de comunicação, podendo agregar amostras gratuitas do produto, brindes, mas sempre com informações bem amplas, técnicas e dados que possam embasar uma boa reportagem. Outra vez, nada simples, nada de poupar esforços neste ponto, é fundamental que um press-kit seja cirúrgico, muito bem embasado e capaz de atender a perspectiva do emissor e do receptor da mensagem.
  • clipping: outra função da assessoria de imprensa. Tem por objetivo elencar todas as notas, reportagens, que foram publicadas pelos veículos de comunicação, é uma forma de mensurar os resultados alcançados. E neste ponto, uma cão importante é saber muito bem delinear os resultados em cima de um clipping. Mensagens de marcas, podem ser boas ou ruins, o estudo delas é que vai ajudar a delinear novas ações da assessoria de imprensa, ou até mesmo uso de ferramentas do mix de marketing.
  • coletiva de imprensa: uma estratégia que pode render bons resultados. Mas ai, um cuidado importante: coletiva de imprensa não é uma ação que pode ser feita a qualquer momento, em qualquer lugar ou sobre qualquer assunto. Demanda outra vez de estratégia e conhecimento, para que não surta o efeito contrário. Também é preciso estar atento a quem irá repassar a mensagem e posteriormente poderá responder a questionamentos dos jornalistas e repórteres. Tudo deve ser muito bem planejado para que o efeito seja o mais positivo possível.
  • ponte com jornalistas e veículos de comunicação: como falamos no início, esta é um função fundamental ao assessor de imprensa. Ter um bom relacionamento com os jornalistas e representantes dos veículos de comunicação, saber quando e como entregar novas mensagens, tudo isso é importante para a eficácia da ação.
  • outras funções: um assessor de imprensa, ou departamento que atue neste sentido, deve estar muito bem orientado, conhecer muito bem o produto/empresa/profissional, que precisa de seu auxílio. Em tempos de digitalização dos processos, precisa estar também frequentemente atualizado sobre processos, novas estratégias, novos canais de comunicação e acima de tudo, ser muito ético e responsável com seu público, os veículos de comunicação e jornalistas.

Media training

A composição da ação é bonita, mas requer conhecimento e habilidade. Media Training é um treinamento que é preparador pelo assessor de imprensa e repassado à equipe interna da empresa, ao profissional específico ou atleta.
Através deste treinamento, as pessoas ficam preparadas para ter o contato direto com jornalistas e representantes de veículos de comunicação.

Media Day

Na tradução literal, o dia da mídia. Trata-se de uma ação em que o emissor da mensagem recebe jornalistas e representantes de veículos de comunicação, para uma aproximação maior, engajamento, conhecimento de planos e estratégias da empresa, apresentação de produtos entre outras situações.
É bastante utilizado por clubes esportivos. Normalmente, uma série de ações são organizadas para que se passe uma mensagem importante, especialmente quando se trata de estratégia de negócios. Precisa planejamento e conhecimento pelos organizador (assessor de imprensa), para que seja um momento de especial troca de experiências e conhecimentos.

Marketing de Conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo ou inbound marketing, tem muito a ganhar com o auxílio de um profissional de assessoria de imprensa. Neste ponto, é importante que o profissional que vá desenvolver as mensagens, tenha um amplo conhecimento de ambas estratégias.
Um bom profissional de marketing pode atuar neste sentido, mas um bom assessor de imprensa pode também fazer a diferença entre construir um conteúdo relevante e engaje.

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